A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, viajou com uma delegação do partido a Pequim para um encontro com Li Xi, secretário
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, viajou com uma delegação do partido a Pequim para um encontro com Li Xi, secretário do Partido Comunista da China (PCCh). A deputada disse estar comprometida em “aprofundar as parcerias” entre os partidos, cuja relação já dura 40 anos, segundo a petista.
“Li reafirmou o compromisso da China em cooperar com o Brasil, promovendo intercâmbios e parcerias em diversas áreas e níveis, ampliando os laços de confiança entre os países”, disse Gleisi em uma publicação no X.
Na terça-feira (9), a delegação do PT, composta por 28 dirigentes e parlamentares, e o PCCh realizaram um seminário para discutir pautas políticas e econômicas.
Nesta terça feira, 9 de abril, realizamos o VII seminário teórico entre o Partido Comunista da China e o Partido dos Trabalhadores. Fomos recebidos por Liu Jianchao, ministro do departamento internacional do Comitê Crntral do PCCh.
Nossos partidos fazem 40 anos de relações… pic.twitter.com/qpJthwa12R
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 9, 2024
Mensagens de apoio dos presidentes Lula e Xi Jinping foram lidas no seminário, segundo Gleisi, que falou sobre a promoção de um alinhamento mais forte entre os partidos progressistas e de esquerda “para enfrentar o movimento da extrema direita que cresce”.
Gleisi retorna ao Brasil nesta sexta-feira (12).
A comitiva de Li Xi foi recebida pelo PT no Brasil em setembro do ano passado para assinar um acordo de cooperação e intercâmbio entre os partidos.
A segurança ao redor da sede do PT em Brasília foi reforçada para a visita do primeiro escalão do PCCh. No encontro, os partidos combinaram a realização de seminários anuais.