Instituto Brasil-Israel critica nota do Itamaraty sobre ataques do Irã

CasaNotícias

Instituto Brasil-Israel critica nota do Itamaraty sobre ataques do Irã

O Instituto Brasil-Israel criticou a nota do Ministério das Relações Exteriores sobre os ataques do Irã contra Israel, realizados no sábado (13) pela

Irã ameaça dar resposta mais “forte“ caso Israel decida retaliar ataques
Ministro israelense diz que país “cobrará o preço“ do Irã após ataques
Irã alerta que responderá a países que abrirem seu espaço aéreo para ataques israelenses

O Instituto Brasil-Israel criticou a nota do Ministério das Relações Exteriores sobre os ataques do Irã contra Israel, realizados no sábado (13) pela República Islâmico junto a grupos radicais islâmicos aliados.

Para a organização, o governo brasileiro “perdeu a oportunidade de condenar um ataque flagrantemente ilegal que pode levar a instabilidade na região a níveis imprevisíveis”.

“O governo brasileiro, infelizmente, preferiu abdicar de uma posição firme, não condenou os ataques, não se solidarizou com as famílias israelenses e optou por dar margem para dúvidas sobre o que se passou nesse dia”, criticou.

Em nota emitida no final da noite de sábado (13), quando o Irã já havia assumido os ataques e Israel falava em cerca de 200 drones, mísseis e foguetes disparados, o Itamaraty disse que o governo brasileiro acompanhava com “grave preocupação” os “relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel”.

A nota continua com o governo brasileiro frisando que “vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades” no Oriente Médio desde o início do “conflito em curso na Faixa de Gaza”, em referência à ofensiva militar israelense desencadeada após os ataques do grupo radical islâmico Hamas, em outubro de 2023.

“Sob os olhos do mundo, não pairam dúvidas sobre o acontecido”, destacou o IBI. Para o instituto, se o governo brasileiro “deseja participar de negociações que levem a uma paz duradoura”, acabou, por fim, perdendo “mais uma vez” a “oportunidade de compartilhar palavras firmes, justas e apaziguadoras”.

“Esperamos que os profissionais experientes que lideram a diplomacia brasileira saibam, no futuro, adotar posturas mais equilibradas diante da realidade triste e complexa que assola a região”, finalizou o IBI na nota.

Mais cedo, em entrevista à CNN, o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, já havia manifestando desapontamento diante da posição do governo brasileiro em relação aos inéditos ataques iranianos contra o território israelense.

“Eu procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente. Fiquei muito desapontado”, afirmou Zonshine, classificando os ataques iranianos contra Israel como injustificáveis.

Fonte: Externa