Popularidade de Lula e liderança de Serra: Maturidade, fraqueza de Dilma ou cenário esquizofrênico?

In: 01. Análise Política| 02. Corrida 2010| 08. Lula| Dilma Rousseff| José Serra| PSDB| PT

9 Dec 2009

Artigos Relacionados - Leia Também:

Livros - Submarino.com.br

Enquanto uma parte da última pesquisa Ibope/CNI divulgada dá conta de que a popularidade do Presidente Lula subiu novamente, outra parte informa que o pré-candidato tucano à Presidência melhor colocado nas pesquisas, José Serra, subiu nas aferições de intenção de voto do eleitorado brasileiro.

Ao mesmo tempo em que Lula detém mais de 80% de popularidade atualmente, Serra sobe de 35% para 38% das intenções de voto.

É claro que o cenário pode se alterar. Da mesma forma que Serra pode cair nas pesquisas, a popularidade de Lula pode baixar, embora uma análise bem feita aponte que a probabilidade de a primeira hipótese ocorrer é maior.

Contudo, mantidos os índices atuais, teremos uma conjuntura onde o Presidente da República tem uma aprovação gigantesca, histórica, enquanto o principal candidato da oposição tem chance de vencer as eleições presidenciais no primeiro turno.

Repito: O cenário pode se alterar e, provavelmente, o fará, levando a disputa de 2010 para o segundo turno. Porém, isso em nada muda o fato de que, neste momento, o mesmo povo brasileiro que adora Lula, daria a Serra uma vitória por larga vantagem.

Das três, uma:

Ou o povo brasileiro, de certa forma, já percebeu que a política nacional atingiu certa maturidade e que uma vitória do PSDB com Serra não representaria, necessariamente, o fim das políticas corretas empreendidas pelo governo Lula, não sendo necessário que a desconhecida Dilma governe o País.

Ou o nome de Dilma Rousseff é fraco demais, fazendo com que nem a enorme popularidade de Lula e sua proposta de continuidade do governo do atual Presidente consigam lhe dar a liderança.

Ou está valendo a definição que o jornalista Luiz Carlos Azedo deu para a conjuntura política atual, qual seja: Vivemos um cenário esquizofrênico.

Post to Twitter Fale sobre esse post no Twitter

15 Responses to Popularidade de Lula e liderança de Serra: Maturidade, fraqueza de Dilma ou cenário esquizofrênico?

Avatar

Alexandre Joshua

December 9th, 2009 at 19:31

Serra sobe de 35% para 38% – uau !- mas esse salto ocorre onde ? – será que no gigantesco nordeste isso acontece ?
Serra com certeza tem as intenções de voto crescente em São Paulo, mas o resto do Brasil que adora Lula, no nordeste por exemplo, jamais votaria num tucano. Não esqueçamos que a popularidade de Lula é brasileira, mas a liderança de Serra é só p-a-u-l-i-s-t-a. E isso é uma grande vantagem para qualquer candidato que o presidente indique. Não acho que Dilma esteja tão fraca assim, afinal de contas uma suposta lideraça de Dilma é só uma questão de discurso presidencial – todo mundo adora ouvir o presidente falar, seja para tomar nota e atacar a sua fala, seja para ter na sua fala uma cartilha a ser seguida -, coisa que está prestes a contecer( falta menos de 1 mês para 2010).

Avatar

Tulio

December 9th, 2009 at 21:53

meu amigo Alexandre vc está enganado eu sou do Amapá e sem mentira nenhuma conheço muitas pessoas que querem e vão ter SERRA presidente

Avatar

Bruno Kazuhiro

December 10th, 2009 at 10:16

Alexandre,

Obrigado pelo comentário.

Sua análise não procede. Serra vence Dilma em Pernambuco, por exemplo. Ela deverá ultrapassar com o tempo, verdade. Mas ele ainda vence.

Volte sempre!

Avatar

Alexandre Joshua

December 11th, 2009 at 16:14

Bruno, o nordeste não se esgota em pernambuco. Sabemos que o nordeste é Lula ou que Lula indicará.

Avatar

Alexandre Joshua

December 11th, 2009 at 16:17

Tulio, pode ser que você conheça mesmo muitas(olha !) pessoas que votem no Serra, mas acho que isso não é o suficiente para se dizer ou sugerir que Serra lidera no Amapá ou que por isso ele será presidente.

Avatar

Bruno Kazuhiro

December 11th, 2009 at 19:04

Alexandre,

Obrigado pelo comentário.

Com certeza não se esgota, dei apenas um parâmetro para mostrar que Lula é absoluto, mas que isso não quer dizer, necessariamente, que Dilma o será em todos os estados.

Volte sempre!

Avatar

Bruno Kazuhiro

December 11th, 2009 at 19:05

Alexandre,

Obrigado pelo comentário.

Concordo. Temos que ir além do nosso empirismo.

Volte sempre!

Avatar

Tulio

December 11th, 2009 at 20:51

Alexandre
Acontece que vc foi muito infeliz ao dizer que Serra só lidera em SP, e um pouco ironico, quando Serra entrar de cabeça na campanha e falar dos bens que fez como exemplo para Ministro da Saúde, o povo vai ver que ele tem história e trabalhos feitos pelo Brasil, como o melhor programa de combate a aids, genérico, ele não é Dilma, que não tem experiencia e ainda depoem a favor de Dirceu é uma diferença gritante entre os dois voce não concorda?!!?

Avatar

Alexandre

December 12th, 2009 at 08:43

É verdade, Bruno, Dilma não será absoluta em todos os estados. Mas na maior parte dos estados do gigantesco nordeste será. E já é por influência, ainda não oficial, do presidente. Quando essa influência for oficializada em ano de eleição os números se inverterão.

Avatar

Alexandre

December 12th, 2009 at 09:00

Tulio, por que fui muito infeliz ao dizer que Serra só L-I-D-E-R-A em São Paulo… Por acaso não é verdade…não é o que os números mostram…
Quando Serra entrar de cabeça na campanha, para o estado de São Paulo o candidato terá sido mais ‘governador’ que ‘ministro da saúde’: terá mais feitos(e recentes, diga-se de passagem) e por isso nesse estado terá mais votos. Mas para um estado como o de Santa Catarina quem é José Serra… para a maior parte, com ou sem memória, é o governador de São Paulo, eu suponho; para uma pequena parte com boa memória, é o ex-ministro da saúde, setor tomado pelo caos desde quando foi inventado e esta é uma visão de boa parte do eleitorado que depende do setor saúde. E Dilma quem é para toda essa gente com ou sem memória: a ministra atual, a atual ministra e a candidata indicada pelo presidente que tem mais de 80% de aprovação. Concordo com você, há uma diferença gigante entre os dois.

Avatar

Bruno Kazuhiro

December 12th, 2009 at 20:42

Alexandre,

Obrigado pelo comentário.

O Túlio aponta uma questão importante ao citar a passagem de Serra no Ministério da Saúde. E a análise que você faz me parece equivocada nesse ponto.

A saúde é mal vista, mas a passagem de Serra é bem vista. Isso quer dizer que podem encará-lo como solução, e não como parte do problema. A biografia dele é muito mais forte que a de Dilma e não o veem no País apenas como Governador de São Paulo, há um grande recall.

Sobre Dilma liderar no Nordeste, ela liderará realmente. Por conta de Lula, claro. Mas ainda não lidera em alguns estados. A esperança da oposição é perder de pouco nessa região.

Volte sempre!

Avatar

joão da mata

January 13th, 2010 at 15:59

diferenças serra com nome limpo até que se prove ao contrario, popularidade do lula 80por cento dilma rousef e seu passdo nebuloso defensora do jose dircel.

Avatar

julio

January 13th, 2010 at 16:07

o lula pode ter 80 por cento de popularidade mas sua candidata não tem nada ou melhor tem tudo terrorisata assaltante de banco assassinatos etc. vamos moralisar o pais não afundar morlmente ainda mais.

Avatar

Bruno Kazuhiro

January 14th, 2010 at 00:04

João,

Obrigado pelo comentário.

Tudo dependerá de como cada campanha explorar esses pontos que você cita.

Volte sempre!

Avatar

Bruno Kazuhiro

January 14th, 2010 at 00:05

Julio,

Obrigado pelo comentário.

Acredito que o passado de Dilma pode influir, mas não tirará a vitória se for o caso. A falta de carisma deve preocupar bem mais o PT.

Volte sempre!

Comment Form

Acompanhe o blog

Adicione aos Favoritos

Assine o Feed

Siga o blog no Twitter

Receba o Perspectiva por e-mail

Categorias

Arquivos

  • Juca: Toda essa "crise" só prova q políticos são oportunistas em todos os lugares, até em Israel... [...]
  • tiagofranz: Valeu, Felipão! abraço [...]
  • Bob Jegg: Bruno, Quem o Globo chama de "corretor do mercado financeiro", é doleiro e um dos envolvidos e [...]
  • Angelino: O companheiro Braga saca que Agnelo Queiroz tem 99% de chances de ser o nome escolhido e o O PT-DF t [...]
  • inara: mito de querer é querer e não poder [...]

Estatísticas

Seguidores no Twitter Assinantes do RSS

Comentários/Comentaristas

Maiores Comentaristas - 2010

 

 

 

BlogBlogs