Caetano Veloso fala de política e acerta com precisão

In: 01. Análise Política| 02. Corrida 2010| 19. Outros| Aécio Neves| Dilma Rousseff| José Serra| Marina Silva

5 Nov 2009

Artigos Relacionados - Leia Também:

Livros - Submarino.com.br

Este blogueiro que vos fala sempre foi um dos que enxergou as palavras de Caetano Veloso como vagas demais, talvez devido ao fato de todas as afirmações categóricas serem seguidas de um “ou não”, demonstrando que nada é certo.

Acontece que amadureci e vi que este “ou não” não deixa de estar certo. Em nossa vida pouca ou nenhuma coisa é completamente definitiva. Há probabilidades, mas dificilmente atingimos os 100% nestas.

Pois bem. Após essa reflexão passei a escutar com mais cuidado o que Caetano fala. Comecei a valorizar mais suas palavras, entendendo que elas são mais sensatas do que as de pessoas como Gilberto Gil e Paulo Coelho, outros que vivem das artes e se arriscam a palpitar sobre os rumos da nação.

É claro que muitas vezes algo sem sentido ou alguma besteira acaba surgindo. Contudo, a leitura de Caetano não deve ser descartada.

Neste momento você, leitor, deve estar se perguntando o porquê de eu estar dizendo isso. Explico: Caetano Veloso concedeu entrevista ao Estadão. Nela, o cantor comenta a política nacional, em especial a corrida presidencial.

Agora pode surgir outro questionamento: E o que esta entrevista tem de importante? Explico: Sobre algunss pontos que Caetano comenta, este blogueiro que vos fala entende o mesmo, sem tirar nem colocar. Discordo de alguns, é verdade, mas o todo é válido e – porque não? – polêmico. Valorizo ainda a visão sem partidarismos, tão buscada por este Perspectiva Política.

Por esse motivo, reproduzo a parte da entrevista que trata da política nacional, ressaltando a minha concordância com algumas posições e recomendando uma leitura atenta:

Como você vê o Brasil?

Acabei de ler no New York Times que, possivelmente, o Brasil é o País mais importante do mundo para o qual estão voltados todos os olhos do mundo. Não que o artigo todo seja a favor, é até crítico e contra. Mas parte do pressuposto de que o Brasil é um êxito histórico aos olhos deles, estrangeiros, muito maior do que a gente imagina. Partem do pressuposto de que o Brasil é algo grandioso e falam justamente sobre as provas de que o País não superou o que há de horrendo nele. Se referindo à derrubada daquele helicóptero por traficantes no Rio, à violência, e a uma passividade do Brasil em relação às finanças internacionais, como que dizendo que o País deveria liderar uma virada nessa questão.

E você, o que acha?

Sempre achei que o Brasil é um país com destino de grandeza e uma originalidade fatal.

O que é uma “originalidade fatal”?

Somos um país de dimensões continentais, cujo povo fala português nas Américas, com uma população altamente miscigenada… São muitos fatores estranhos… O português é considerado assim o “túmulo de espírito”. O próprio padre Antonio Vieira disse isso da língua. No entanto, essas desvantagens apontam para uma originalidade enorme, que a gente pode ou não aproveitar. Então eu gosto, por exemplo, de uma entrevista do (ex-ministro) Mangabeira (Unger) no Estadão sobre a Amazônia, em que ele diz que o Brasil devia fazer dela uma experiência de vanguarda tecnológica e de desbravamento de atitudes com relação ao desenvolvimento sustentável. Uma coisa de grande ambição, experimental. Acho que essas visões é que apontam para a verdadeira vocação do Brasil. É assim que eu penso. E olhe que minha candidata à Presidência é Marina Silva.

Você já escolheu?

Pode botar aí. Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é uma cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem. Mas olha, eu concordo com o Mangabeira sobre a vanguarda tecnológica e o desbravamento. Parece uma contradição? Mas é assim.

Talvez não seja. Em nenhum momento o Mangabeira fala em destruição, em uso não sustentável…

Não sei se a Marina diria dessa forma. E acho que há, sim, uma tensão da posição dela em relação à de Mangabeira, embora ela seja a minha candidata. Se ela for, voto nela, com a esperança de que ela, com sensatez que sempre demonstra, acolha a complexidade da realidade. E, no poder, seja mais pragmática que Lula. E mais elegante, o que já é.

A Marina teria condições de gerir um país deste tamanho?

Acho que ela é muito responsável e muito sensata. Se empenhar as energias para ganhar e se tornar capaz disso, ela levará a sensatez ao ponto de poder gerir. Suponho que agora ela não parece ter essa capacidade, com as coisas como estão.

Serra faria um bom governo?

Pode fazer. O Serra foi um excelente ministro da Saúde. Agora, ele é o tipo do cara que, se tivesse ganho no lugar de Lula, em 2002, teria trazido mais problemas à economia brasileira. Ele teria feito um governo mais à esquerda e a economia talvez tivesse problemas que não está tendo porque o Lula fez a economia de direita. E ouve os conselhos de Delfim Neto, que o Serra não ouviria. O Lula foi mais realista que o rei. Foi bom, a economia deslanchou.

E Dilma?

Não tenho ideia. Ela tem um trabalho de pura gestão, mas sem experiência de poder político direto. Ela nunca foi eleita a coisa nenhuma.

A Marina tem?

Ela tem. Os candidatos são todos de nível bom. Vou falar em Aécio, de quem eu gosto muito. Talvez seja meu favorito entre os gestores. Porque acho que o Serra talvez ficasse mais isolado que o Aécio. E a Dilma talvez ficasse muito presa ao esquema estabelecido de ocupação dos espaços estatais pelo governo do PT.

Post to Twitter Fale sobre esse post no Twitter

14 Responses to Caetano Veloso fala de política e acerta com precisão

Avatar

Yashá Gallazzi

November 5th, 2009 at 13:57

Então Marina é igual a Lula mais Obama? Sério?! Bom, já me parece motivo suficiente para NÃO votar nela…

Se considerarmos que o governo Lula é ruim, ela é uma candidata 50% ruim… Se, porém, considerarmos que o governo Lula é mais ou menos, ela, ainda assim, é 25% ruim… E olhem que nem estou considerando a tal “metade Obama”…

Agora, olhem essa passagem: “(…) não é analfabeta como o Lula que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro.”

Agora imaginem um Bornhaussen falando isso… Ou um Caiado… Ou mesmo um Serra… Ai, ai… Alguém me explica por que a fala do Caetano não é considerada bisonhamente grosseira e preconceituosa? Porque ele é mais – sei lá… – progressista? Ah, mas se fosse um “direitista” falando…

Aliás, estamos mesmo certos de que Caetano é progressista? Olhem só: “Agora, ele é o tipo do cara que, se tivesse ganho no lugar de Lula, em 2002, teria trazido mais problemas à economia brasileira. Ele teria feito um governo MAIS À ESQUERDA e a economia talvez tivesse problemas que não está tendo porque o Lula fez a economia DE DIREITA.”

Pois é… Quem estiver disposto a concordar com Caetano, deve aceitar suas premissas. Assim, temos que Lula é de direita e Serra, de esquerda. Logo, quem achou boa a entrevista de Caetano deve concordar com o seguinte: quem votar em Dilma é de direita, mas quem escolher Serra é de esquerda.

E mais: Caetano parece ter gostado da tal “gestão de direita” de Lula… Logo, posso deduzir que ele é “de direita”. E se ele escolheu Marina, temos que Marina é… “de direita”!

Moral da história? Caetano esclerosou de vez! Francamente…

Avatar

Tulio

November 5th, 2009 at 17:37

eu só concordei do que ele falou da Dilma o resto é tudo besteira

Avatar

Alan

November 5th, 2009 at 22:12

Já há bastante tempo que ele perdeu o rumo… Bastante tempo.

Avatar

Bob Jegg

November 6th, 2009 at 07:41

Caetano tá igual ao Gabeira, deprimente o texto. Tem gente que pensa que é Deus, Caetano tem certeza.

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 6th, 2009 at 16:10

Alan e Bob,

Obrigado pelo comentário.

Entendo as críticas e admito que Caetano se contradiz e é vago em diversas declarações, porém, vejo muita sensatez na entrevista em questão.

Voltem sempre!

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 6th, 2009 at 17:48

Yashá e Túlio,

Obrigado pelos comentários.

Vejo a entrevista de forma totalmente diferente. Enxergo que a contradição do que diz Caetano é a contradição real. Serra é dito de direita mas, talvez, tivesse empreendido um governo mais à esquerda se comparado com o de Lula, que não governou com os paradigmas que sempre defendeu. Em resumo, a contradição não é de Caetano, é da política nacional, e, sendo assim, ele a expressou muito bem.
Sobre o fato citado por Yashá de a fala dele não ser mal vista por ele ser entendido como progressista, concordo. Se Caiado diz isso iria ser duramente criticado.

Voltem sempre!

Avatar

Zeca Oliveira

November 7th, 2009 at 16:05

Era o que estava nos faltando para completar a saga do dia dos mortos, iniciada pela perambulação do FHC nas páginas da mídia com um papiro que ele trouxe do além. Agora é a vez do moribundo Caetano Veloso, numa típica declaração de quem não tem idéias para debater e mesmo assim se acha o supra-sumo da cultura mestiça, chamar o Lula de analfabeto. Caetano, cai na real, você hoje é uma chama esmaecida daquilo que um dia foi o sol da tropicália; do poeta que um dia quis aproximar o seu cantar vagabundo daqueles que velam pela alegria do mundo. Só mesmo os hermetismos pascoais, e os tons, os mil tons, seus sons e seus dons geniais nos salvam, nos salvarão dessas trevas, pois no que depender da caricatura pós-moderna e retrógrada que você se transformou, não teremos mais do que o tolo e sôfrego discurso oportunista de quem não pode prescindir da próxima novelinha global para divulgar o seu sonzinho cabeça. Caetano, esse papo teu tá qualquer coisa. Você já tá prá lá de Marraquesh meu caro. Mexe qualquer coisa dentro doida e deixa a gente festejar o Brasil em paz!

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 7th, 2009 at 18:31

Zeca,

Obrigado pelo comentário.

Muito bem escrito. Mas não acho que Caetano é tão moribundo assim.

Volte sempre!

Avatar

Lucho

November 15th, 2009 at 13:37

Sinceramente, eu fico impressionado que tem gente que leva a sério as bobagens que o Caetano Veloso diz.

Aliás, Caetano Veloso não é ninguém para querer falar desse ou daquele político. Lutar do jeito que ele lutou contra a ditadura para no fim se aliar ao ACM, que representa tudo aquilo que há de pior na política brasileira, o descredencia completamente.

E a declaração dele foi tão infeliz que o irmão dele, em nome da família Veloso, pediu desculpas. Podem ver lendo o texto no link abaixo:

http://blogdoricky.blogspot.com/2009/11/familia-velloso-pede-desculpas-ao.html

Avatar

Bob Jegg

November 15th, 2009 at 15:50

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 15th, 2009 at 23:15

Bob,

Obrigado pelo comentário.

É possível acertar uma análise e ser politicamente incorreto nela.

Volte sempre!

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 15th, 2009 at 23:16

Lucho,

Obrigado pelo comentário.

A declaração tem pontos infelizes, mas acerta muito em outros.

Volte sempre!

Avatar

Vinícius Moraes

November 30th, 2009 at 17:07

Caetano veloso perdeu o noção das coisas desde o fim do tropicalismo.
Ele é um bom cantor e compositor, não deveria se envolver em questões políticas, nem dar mais entrevistas medíocres sobre o assunto!

Avatar

Bruno Kazuhiro

November 30th, 2009 at 18:10

Vinícius,

Obrigado pelo comentário.

Todos têm direito de falar sobre a política nacional. Eu, você e Caetano estamos incluídos.

Volte sempre!

Comment Form

Acompanhe o blog

Adicione aos Favoritos

Assine o Feed

Siga o blog no Twitter

Receba o Perspectiva por e-mail

Categorias

Arquivos

  • amelia vizo fernandez: Adorei ver esses comentários sobre a minha candidata preferida. [...]
  • Lucas Bastos: Pois e, o presidente nao se cansa de suas peripecias governamentais... Nao seria nada mal um brasil [...]
  • William: Não vejo o porquê não, eu acho que o Presidente Lula seria um ótimo secretário geral, admiro mu [...]
  • www.pousadadotrabalhador.com.br: BOM DIA, VENHO ATRAVÉS DESTE APRESENTAR NOSSOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM E FORNECIMENTO DE REFEIÇÕE [...]
  • Arthurius Maximus: O uso da máquina é um fator preponderante nessa administração. Na eleição para prefeito, criou [...]

Estatísticas

Seguidores no Twitter Assinantes do RSS

Comentários/Comentaristas

Maiores Comentaristas - 2010

 

 

 

BlogBlogs