justo e independente, sensato e coerente
In: 01. Análise Política| 02. Corrida 2010| 11. Política Internacional| Dilma Rousseff| Hugo Chávez| Relações Internacionais
28 Sep 2009
Informa a Folha:
“O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é sua candidata para as eleições brasileiras de 2010.
‘Dilma será a próxima presidente do Brasil’, afirmou Chávez em seu discurso na abertura da 2ª Cúpula América do Sul-África, realizada em Isla Margarita, na Venezuela.
‘Sei que vão me acusar de ingerência, meu coraçãozinho é quem está falando’, disse. ‘Minha candidata é a Dilma.’ A ministra tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a Presidência pelo PT.
Lula, que participa da Cúpula na Venezuela, sorriu ao ouvir o discurso do colega. Chávez lamentou o término do mandato do presidente brasileiro.
‘Mas Lula não se irá, ele fica, assim como Néstor Kirchner [ex-presidente da Argentina], que se foi, mas não se foi’, afirmou Chávez, em referência à eleição da presidente Cristina Kirchner como sucessora do marido. “
Olhem, meus caros: Este blogueiro que vos fala ainda não se decidiu a respeito de que candidato presidencial defenderá em 2010. Na realidade, não sei ainda, nem mesmo, se algum candidato será por mim defendido. Talvez nenhum seja.
Além disso, a independência do Perspectiva Política, reconhecida e comprovada por seus leitores, impede que este blogueiro resolva, unilateralmente, fazer apenas comentários abonadores com relação a um candidato e desabonadores com relação aos outros.
Como tenho dito, o Perspectiva elogia o que deve ser elogiado e critica o deve ser criticado, valendo esta máxima para todos os pré-candidatos à Presidência, aos governos estaduais e, também, aos cargos legislativos.
Pois bem. Dito isso, não poderia eu, por meu total repúdio a Hugo Chávez, deixar de dizer que ganhei pelo menos um motivo forte para não votar em Dilma Rousseff.
Este blogueiro que vos fala não vê com bons olhos votar em um candidato apoiado por Hugo Chávez. Longe de mim desaconselhar vocês, leitores, a fazê-lo, porém, trata-se de minha humilde posição pessoal. Não quero aqui convencer ninguém, que fique bem claro, mas esta é minha opinião.
Parto do seguinte princípio: Se Chávez apóia certo candidato, com certeza algo indesejado pelas pessoas de bem faz parte dos princípios norteadores das alianças políticas deste candidato, afinal, nenhum democrata que se preze pode ser aliado de Chávez, empreendedor de uma semi-ditadura autoritária, personalista e cerceadora de liberdades na Venezuela.
É curioso perceber que Chávez admite, já em sua fala, que será acusado de ingerência. E será mesmo. Acuso-o aqui neste momento: Hugo Chávez não pode se imiscuir no processo eleitoral brasileiro. Não lhe diz respeito. Muito pelo contrário. Que ele fique bem longe.
Vale ainda salientar que Chávez afirma que, assim como Néstor Kirchner, que elegeu sua esposa Presidente da Argentina, Lula irá embora sem realmente ir caso Dilma Rousseff vença. Em resumo, Chávez acaba por ressaltar o caráter artificial de marionete de Lula da Ministra da Casa Civil.
Até que ponto o povo brasileiro deseja alguém sem independência, sem iniciativa própria e sem comando real ocupando a cadeira mais influente da nação?
Uma coisa é Dilma ser a queridinha de Lula, a sucessora do Presidente, a representante total da continuidade. Outra coisa totalmente oposta é Dilma ser alguém que, uma vez no poder, telefonará para Lula sempre que precisar tomar uma decisão qualquer, por mais banal que seja.
Enfim, as declarações de Hugo Chávez, ao contrário de auxiliarem, atrapalham Dilma Rousseff. Elas demonstram claramente diversos pontos fracos da Ministra, entre eles, o fato de se aliar a regimes antidemocráticos e o fato de não ter nenhuma luz própria.
Não sei se Lula gostou do que Chávez disse. Que eu saiba, o que o caudilho aconselha não é seguido no Brasil, pelo contrário. Nossa sociedade já tem maturidade suficiente para reconhecer os malefícios dos arroubos chavistas.
Em suma, o Perspectiva sempre aconselhará os seus leitores a pesquisarem o máximo possível a respeito de todos os candidatos e suas respectivas propostas e, feito isso, escolherem o que preferirem e entenderem como melhor para o País. Porém, não poderia deixar de ser apontado que, na minha opinião, uma aliança com Chávez é defeito, e não qualidade.
Se uma soma fosse ser feita por mim para decidir meu candidato a Presidente, imputando aos pontos fortes valores positivos e aos pontos fracos valores negativos, com certeza o sinal de menos estaria na frente do valor correspondente ao fato de certo nome ser o indicado por Hugo Chávez. É um contra, e não um pró. Quem Hugo Chávez apóia, cai em meu conceito.
Alguns poderão dizer que apoios não podem ser escolhidos ou negados. Talvez seja verdade. Mas, observando a relação entre Lula e Chávez, não acredito que o apoio a Dilma seja simples voluntarismo do venezuelano.
Em tempo: Destaco a ridicularidade total da palavra “coraçãozinho” utilizada por Chávez. Patético. Este “coraçãozinho” deveria aparecer não para apoiar Dilma, e sim, para que não fossem perseguidos opositores na Venezuela.
12 Responses to “Minha candidata é a Dilma”, diz Chávez
Yashá Gallazzi
September 28th, 2009 at 15:48
Corolário: já que é bom para Chávez, é ruim para o Brasil.
Simples assim.
Bruno Kazuhiro
September 28th, 2009 at 20:08
Yashá,
Obrigado pelo comentário.
Não sou dado a determinismos, porém, neste caso assino embaixo.
Volte sempre!
GUILHERME MONTEIRO
September 28th, 2009 at 20:17
Pessoal nao podemos dizer que isso é ruim ou nao, mas digo é pessimo ouvir dizer em uma conferencia de um partido ai que querem mudar o nosso nome, para BRAZIL, isso acho que é uma coisa que temos que pensar melhor, pois, chaves tem uma conjuntura que nao tem como interfeir concretamente em nosso país, e do outro lado pode haver interferencia direta.
Yashá Gallazzi
September 28th, 2009 at 21:21
Guilherme, eu não estou tão certo de que Chávez não possa interferir no Brasil. Veja o caso de Honduras: se lá, que o bolivarianismo é rechaçado, a corja chavista já faz tanto estrago, imagine o que não poderiam fazer aqui, onde encontram a simpatia cúmplice do lulo-petralhismo…
Alessandra
September 28th, 2009 at 21:54
Me pergunto como o povo brasileiro pode ser tão inerte….
E deixar um Lunatico dar pitaco sobre a nossa polita…
E outra achar graça e seguir.
quantas ditaduras o brasil quer viver?
a terceira? ou nunca saimos dela?
Felipe Liberal
September 29th, 2009 at 00:53
Lula ganhou um prêmio importantíssimo por defender a liberdade de expressão e exercê-la.
Vamos noticiar tudo isso. O debate é importante.
Marcelo
September 29th, 2009 at 12:01
É Bruno, falta aproximadamente um ano para a eleição, e parece que os candidatos estão se definindo, e são pequenas declarações que indicam maiores intenções, é assim em tudo na vida, diga-me com quem andas e te direis quem és, em grande parte das vezes esse ditado é verdadeiro.
Enquanto isso na sala de justiça, o congresso aprova leis importantissimas, mudança na medição do cacho de banana, padronização do feriados nacionais e por ai vai…
Lucho
September 29th, 2009 at 15:55
Gente, é só uma preferência do Chávez. Apenas isso. Além disso, ele não vota no Brasil e também não tem um poder de mobilização tão grande por aqui. Logo, não vai ser ele que vai decidir a eleição presidencial do Brasil do ano que vem. Pelo menos penso eu que não.
E em relação a uma frase do texto:
“É um contra, e não um pró. Quem Hugo Chávez apóia, cai em meu conceito.”
Não é por nada não Bruno, mas acho que você foi um tanto radical nessa frase.
Bom é isso.
PS: Não estou defendendo o Chávez, nem a Dilma, nem ninguém. Mesmo porque, não ganho nada defendendo alguém.
PS2: Antes que alguém pergunte, não pretendo votar na Dilma.
Roberto Lopes
September 29th, 2009 at 17:42
“Minha candidata é a Dilma”, diz Chávez
BOM PROVEITO, PODE FICAR COM ELA…
LEVE-A E COLOQUE-A COMO SUA MINISTRA.
É MAIS UMA QUE ELLE IRÁ COLOCAR A CHAVE BOLIVARIANA, SE ELLA GANHAR…
Ô, raça!
Acorda Brasil…
Roberto Lopes / Fortaleza.Ce.
Bruno Kazuhiro
September 29th, 2009 at 19:25
Guilherme,
Obrigado pelo comentário.
Uma coisa é um país nos chamar de Brazil, outra é querer mudar nosso nome. Chamamos Magyar de Hungria, meu caro.
Volte sempre!
-
Lucho,
Obrigado pelo comentário.
Olhe, contra Chávez me dou o direito de ser um tanto determinista, coisa que não aprecio. Quem ele apóia cai em meu conceito pois ter o apoio dele significa ter compromissos com os quais não concordo.
Volte sempre!
-
Yashá,
Obrigado pelo comentário.
Não acho que Chávez pode intervir no Brasil ou ter influência significativa, porém, com certeza não é saudável que se imiscua em nossos temas.
Volte sempre!
-
Alessandra,
Obrigado pelo comentário.
Bom ponto. Quem é ditador e apóia outro político dá a impressão de entender que aquele não é contra suas práticas.
Volte sempre!
-
Felipe,
Obrigado pelo comentário.
O debate é importantíssimo.
Volte sempre!
-
Marcelo,
Obrigado pelo comentário.
Concordo plenamente.
Volte sempre!
-
Roberto,
Obrigado pelo comentário.
Não acho que Chávez tornaria Dilma uma bolivariana, mas a relação não é nada salutar.
Volte sempre!
Larissa Rios
September 30th, 2009 at 16:46
Gente, que absurdo!
Não é por nada não, mas dizer que quem Chavez apóia perde pontos. Achar que ele vai influenciar o Brasil. Comparar Lula a Collor (pelo elle). Fala sério, né? Não é de mais? Não é exagerar muito? Não é dar muito poder a quem não tem? Quem é Chavez, gente? Pelo amor de Deus! Quando ele influenciou por aqui? Internamente, quero dizer. NUNCA!! E nem vai fazê-lo agora. Lula foi apoiado por Chavez e vamos colocar os pontos nos is: Lula não foi um desastre. Tem pontos positivos e negativos, como todo mundo. Mas não foi um desastre.
Quanto a quem eu vou votar nas eleições? Exatamente porque não acho que Lula foi um desastre eu digo: pra mim não importa se vai ser PT ou PSDB. Os dois últimos presidentes foram por de mais semelhantes para que eu defenda um ou outro com unhas e dentes.
Abraço
Bruno Kazuhiro
September 30th, 2009 at 18:42
Larissa,
Obrigado pelo comentário.
Eu não disse em hora alguma que Chávez poderia influenciar as eleições, realmente acho que isso não ocorrerá. Alguns dos que comentaram disseram isso, mas o texto não diz. Sobre quem Chávez apóia perder pontos, é opinião pessoal. Eu, particularmente, passo a olhar com piores olhos qualquer candidato apoiado por Chávez, pois sei que seus motivos dificilmente são nobres.
Volte sempre!