Coluna do dia: Ética e política – Uma aliança necessária!

17/06/2009 em Renato Alves | (10) Comentários

Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Por Renato Alves*

Se olharmos atentamente o cenário político brasileiro perceberemos que estamos vivenciando uma grande crise política. Atualmente, as palavras mais ouvidas e lidas na imprensa são corrupção, desonestidade, compra de votos, abuso de poder, tráfico de influência, desvio de dinheiro público, atos secretos, utilização indevida de verba indenizatória e tantas outras que desqualificam a atividade política. Este cenário nos remete a reflexões sobre a inexistência de uma aliança entre a ética e a política.

É sabido que o processo político brasileiro, desde o seu início, não se preocupou na prática com princípios éticos durante a formação da sociedade. Como consequência, formou-se uma sociedade patriarcal com uma população pobre, individualista e sem valores éticos.

De acordo com o autor Adolfo Vazquez, a ética pode ser entendida como a ciência que estuda as relações morais dos homens entre si, ou seja, a ética investiga os princípios, as práticas morais e tradicionais consideradas valores que regem as condutas humanas de determinada sociedade. Resumindo, a ética trata do caráter do indivíduo.

Para o professor Dallari a política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-se a um fim comum. E este fim comum deve ter como ideal o bem-estar, a igualdade entre os componentes da sociedade e a paz social. Abreviando a política preocupa-se com a coletividade.

Entretanto, a ética da política é diferente da ética da vida pessoal. Enquanto na vida pessoal o indivíduo deve agir de acordo com os princípios morais aceitos em cada sociedade, na vida política o indivíduo deve agir dentro da ética da responsabilidade, ou seja, deve levar em consideração as consequências das decisões tomadas por ele.

A política, em um regime democrático, exige alianças, acordos, trocas de favores e benefícios. Esta exigência cobra um preço muito alto. Talvez seja por isso que na política a ética parece não ter importância. A impressão deixada é aquela que a política não passa de uma disputa entre grupos poderosos, que influenciam a opinião pública de acordo com seus interesses. Ressalte-se que são interesses de setores da sociedade inacessíveis para a grande maioria da população.

E a aliança entre a ética e a política é possível?

Eu, particularmente, acredito que essa aliança é possível e acima de tudo necessária. Para isso é indispensável que os políticos e governantes consigam conciliar valores pessoais com gestão pública. Também é imperativa a participação da sociedade e das instituições competentes na fiscalização do trato com a coisa pública. Portanto, essas atitudes são caminhos de superação dos problemas na relação entre ética e política.

Enfim, a realidade atual deve ser repensada. Aliar a ética e a política é vital para o desenvolvimento do País. Sem essa aliança, não poderemos viver em um país solidário e humano que lute pela igualdade entre as inúmeras camadas sociais hoje existentes no Brasil.

Até a próxima!

* Renato Alves é colunista do Perspectiva Política às quartas e editor do blog Política Mineira


10 Comentários em “Coluna do dia: Ética e política – Uma aliança necessária!”

RSS dos comentários nesta postagem. TrackBack URL

  1. Comment by Bruno Kazuhiro17/06/2009 at 11:21   Reply

    Renato,

    Ótima coluna e ótimo ideal.

    Você diz: "Eu, particularmente, acredito que essa aliança é possível e acima de tudo necessária."

    Eu também! É por isso que escrevo o blog Perspectiva Política.

  2. Comment by Carolline — 17/06/2009 at 21:58   Reply

    Bom dia! Muito bom seu texto!! Falar de ética não é uma tarefa muito fácil, pois é um conceito muito amplo e polêmico…

    Concordo com vc que a aliança entre a ética e a política é necessária e até mesmo indispensável para a Gestão Pública. Mas infelizmente não consigo enxergar nada 100% ético se pensarmos na configuração política atual. O jogo político nunca permite que a ética prevaleça, embora, como vcs, prefira acreditar que isto possa acontecer.

    Mas discordo de vc qdo diz que ética na política é diferente da ética pessoal. Os reflexos ou as consequências podem ser diferentes, mas a ética está no indivíduo e nas suas relações, portanto a ética é a mesma nos dois lugares e se não temos ética na nossa vida individual nunca teremos em nenhum outro tipo de relação. E acredito, ainda, que pequenas atitudes, éticas ou não, podem sim influenciar a sociedade como um todo.

    Abraços

    • Comment by perspectiva18/06/2009 at 00:14   Reply

      Carolline,

      Obrigado pelo comentário.

      Temos que manter, sim, as esperanças. Sobre a questão da ética do político em sua atuação e da ética do político em sua vida pessoal, Renato não disse que são diferentes, e sim, que a ética do político em sua atuação deve ser o respeito da ética em sua vida pessoal e algo mais, que vem da responsabilidade do cargo.

      Volte sempre!

  3. Comment by Carolline — 18/06/2009 at 21:56   Reply

    Bruno,

    Talvez eu tenha feito uma leitura um pouco "rasa" do que o Renato quis dizer!

    Concordo com o que vc disse. È isso mesmo, os políticos devem respeitar a ética na sua vida pessoal e ter responsabilidades com as consequências de suas decisões no coletivo.
    O que eu quis dizer é que a ética é a mesma e se não tivermos ética na vida pessoal não teremos tb no coletivo. A ética que permeia nossas atitudes é a mesma, e o que muda é exatamente a amplitude das consequências de cada ação e a responsabilidade que permeia as atitudes dos políticos.

    abraços,

    • Comment by perspectiva19/06/2009 at 20:44   Reply

      Carolline,

      Obrigado pelo comentário.

      A ética é realmente a mesma. O político deve, na vida pessoal, ser ético e, na vida política, ser mais ainda.

      Volte sempre!

  4. Comment by mpassosbr21/06/2009 at 18:02   Reply

    Já diria Max Weber: entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade, o político deveria preferir a segunda — mas, sempre que possível, levar em consideração também a primeira.

    Vale lembrar também que os conceitos de ética e de política na Grécia antiga, lá atrás, em seu surgimento, eram intrínsecos um com o outro. Apenas com o passar do tempo — e dos interesses cada vez mais de curto prazo e egoístas — é que os termos se separaram. Já é hora de uni-los novamente.

  5. Comment by Daniella01/10/2010 at 21:54   Reply

    Achei a postagem muito interessante, facil de ser entendida e as definições dobre cada uma(ética e política) foram bem explícitas, assim como a relação entre elas.
    Parabéns!

  6. Comment by Virnoka10/11/2010 at 22:44   Reply

    Adorei o texto e estou usando de apoio para fazer meu portifólio de educação ambiental dentro das propostas dos presidenciáveis…massa as coisas que vc escreveu, boto fé demais!

  7. Comment by Thais — 04/05/2011 at 22:03   Reply

    Estava pesquisando sobre ética política para fazer um trabalho e foram poucos que deixaram uma visão clara e direta sobre o tema…Concordo com você a ética política nos dias atuais está em falta,mas acredito que seja culpa também de quem ”faz” os políticos,ou seja, as pessoas estão votando por obrigação e acabam não pesquisando o passado dos candidatos e também votam por brincadeira colocando o seu país cada vez mais em um buraco fundo e sujo.É também culpa da impunidade pois tudo acaba em pizza,viagens para eles e também familiares,salários altíssimos,e plano de saúde nem precisamos comentar,mas para as pessoas,o povo em si,tudo sobe,os impostos,a condução,mas níveis de empregos,salários,educação,etc,cai cada vez mais.
    E ainda tem gente que fala que o IDH(indice de desenvolvimento humano) está almentando…bom em minha opinião não estou vendo desenvolvimento de nenhuma das partes.

  8. Comment by Thais — 04/05/2011 at 22:03   Reply

    Concordo com você a ética política nos dias atuais está em falta,mas acredito que seja culpa também de quem ”faz” os políticos,ou seja, as pessoas estão votando por obrigação e acabam não pesquisando o passado dos candidatos e também votam por brincadeira colocando o seu país cada vez mais em um buraco fundo e sujo.É também culpa da impunidade pois tudo acaba em pizza,viagens para eles e também familiares,salários altíssimos,e plano de saúde nem precisamos comentar,mas para as pessoas,o povo em si,tudo sobe,os impostos,a condução,mas níveis de empregos,salários,educação,etc,cai cada vez mais.
    E ainda tem gente que fala que o IDH(indice de desenvolvimento humano) está almentando…bom em minha opinião não estou vendo desenvolvimento de nenhuma das partes.

Comente